SEMAD – PB: há quase duas décadas evangelizando o mundo

Forum de missoes do Nordeste
janeiro 19, 2019
SEDAC – Secretaria de Evangelização e Discipulado de Pré-adolescentes e Crianças.
janeiro 20, 2019

A Secretaria de Missões da Assembleia de Deus na Paraíba já tem muito para render honra e glória a Deus pelo que Ele fez, e continua fazendo, durante 19 anos de trabalho missionário.
Vale salientar que a primeira Conferência Missionária (1ª Comis) ocorreu em Novembro de 2001, na gestão do pastor Luiz Derço Santiago – naquele ano, secretário executivo de missões – e do evangelista Walter Melo – secretário adjunto. Na ocasião, estava sendo comemorado um ano de liderança do pastor José Carlos de Lima – atual presidente da Assembleia de Deus e da Convenção de Ministros da AD no Estado da Paraíba (Comadep) e da União de Ministros das Assembleias de Deus no Nordeste (UMADENE).
Por falar nos líderes que organizaram a 1ª Comis, é importante voltarmos três anos e registrarmos que a Secretaria de Missões da ADPB foi formada na gestão do pastor Antônio Fernandes das Chagas, o qual empossou, como 1º secretário executivo de missões, o atual 2º vice presidente da Comadep, o pastor Arquimedes Gomes de Souza Neto, que também é pastor do campo em Mamanguape, na Paraíba.
Tempos depois, o pastor Arquimedes é substituído pelos pastores Enilson Morais e Antônio Coutinho que deram prosseguimento a esse trabalho fundamental para a existência da igreja.
O primeiro casal enviado pela Semad ao exterior foi o missionário João Neto e sua esposa. A secretaria os enviou a Moçambique – África – em 1998, permanecendo até 2003. Eles trabalharam na formação de lideranças locais.
Ainda em 98, enviou também os missionários Cleudimar – atual Secretário do Conselho de Evangelismo e Missões – e D’arc, com o objetivo de implantar igrejas na Venezuela. Ao voltarem ao Brasil, o trabalho foi entregue aos nacionais para que continuassem a obra do Senhor.
O Equador também foi outro país da América do Sul que já fizemos missões. O pastor Edson de Oliveira e a missionária Juceli foram enviados em 1999 para implantar igrejas em Quito, capital do Equador.
No ano de 2004, o Pr. José Carlos de Lima convidou o pastor Eduardo Leandro Alves, para suceder a gestão do pastor Luiz Derço Santiago.
Quando o pastor Eduardo assumiu os trabalhos, a Secretaria de Missões tinha dois casais no campo missionário entre os índios Guajajaras no Maranhão: Pr. Daniel Ramos e sua esposa, Maria de Fátima; assim como os missionários Adeilton Canuto e sua esposa, Maria Wilza. A tarefa desse novo líder seria continuar o projeto de envio de missionários ao campo transcultural; realizar todos os anos a Conferência Missionária; além de muitos outros trabalhos que demandam da Semad.
Nesses 17 anos de COMIS, a secretaria já desenvolve projetos em cinco países da América Latina – Bolívia, México, Peru, Paraguai e Colômbia; Um na África – Senegal;  um na Oceania – Papua Nova Guiné; um na Europa – Espanha; e mantem parceria com a Assembleia de Deus em Bangalore – Índia no auxilio de sustento de 02 obreiros nativos
A Semad paraibana é uma secretaria que mantém parcerias com algumas agências missionárias, como a missão Kairós, missão Além e Vem Brasil.
Quanto aos projetos, a Semad mantém há muitos anos o cofrinho e os carnês missionários. O papel dos mantenedores é crucial para o desenvolvimento dessa obra. Temos também a revista ADPB, por exemplo, que é fruto de ideias e esforço que surgiram dentro das quatro paredes da secretaria missionária.
Em missões no interior do Estado, são realizadas diversas parcerias com igrejas assembleianas no treinamento de evangelismo, divulgação, eventos e envio de missionários. Fruto de parcerias com o Conselho de Evangelismo e Missões da Comadep, o projeto Charis – Despenseiros da Graça e Missão Resgate Nordeste – mobiliza mais de 50 pessoas para realizar avanços evangelísticos em pequenas cidades do interior, todos os meses. Por falar em interior, a Semad-PB (em parceria com a Comadep) auxilia alguns distritos em zonas rurais de pequenas cidades.
Outros projetos estão em andamento na capital. É o caso do Treinamento dos Agentes de Missões e Evangelismo Pessoal; Dia da Consciência Missionária; Projeto Anual Nordeste para Cristo;  PIM – Projeto de Intercessão Missionária; Auxilio de Evangelismo em presídios e praças da cidade; Cantata de Natal e etc.
“Desde já, agradecemos a Deus, a diretoria da igreja na pessoa do Pr. José Carlos de Lima que, com o seu coração missionário nos desafia e nos empurra para frente. A todos os missionários mantenedores (Contribuintes), que são fundamentais neste trabalho. A todos os agentes de missões: vocês são o rosto da missão nas congregações da AD”, agradece o Pr. Eduardo.
É importante lembrar aqui que a Semad, atualmente, é liderada pelo pastor Eduardo Leandro Alves, sendo auxiliado pelo Missionário Rosenildo Maciel – secretário adjunto de missões. Temos o corpo voluntariado que atende as visitas da Semad nas congregações e igrejas no interior que é formado por mais de 40 irmãos e irmãs que amam a missão e se dispõem a compartilhar a necessidade de alcançar o mundo com a Palavra de Deus. Nesse caso, esse grupo é formado por missionários e obreiros que representam a extensão da secretaria no diálogo com qualquer membro ou congregado da igreja.
No balcão de atendimento pessoal passam diversos colaboradores da Missão, como os irmãos, Rafael Batista, Jailson Marinho, Gawene, além dos que dão expediente diário, como é o caso do missionário Rosenildo Maciel, que retornou de um país, cujo nome é bastante comum na sala da Semad… e o Ev. Rocelio Barros – Obreiro da COMADEP que está a disposição da missão.

    … Bolívia é o nosso maior investimento missionário, com 17 missionários servindo ao Senhor, além de alunos em treinamento no Seminário Teológico Pentecostal em Cochabamba. Confira!

Compartilhando#

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *